Nova Guerra dos Browsers

Quando vimos a Guerra dos Browsers entre Internet Explorer e Netscape quem ganhava era o usuário com as melhorias de ambos os browsers, porém a vencedora da guerra até hoje não nos permite ver realmente a evolução do desenvolvimento web. O IE como sabemos, é dominante no mercado de navegadores web e como sempre campeão em reclamações por falta de padrões web, onde uma básica comparação é feita aqui.

Com a chegada do novo navegador do Google Chrome e atualmente sem uma guerra dos navegadores web vemos cada vez mais melhorias entre os navegadores, como por exemplo a melhoria de performance do JavaScript.

Porém com a chegada do Google Wave, onde ele é baseado boa parte em HTML 5 e JavaScript ao lado do cliente. Como vemos na comparação de compatibilidade dos navegadores, somente o IE 8 possui suporte (ruim) do HTML 5 e com isso quase 50% dos usuários no mundo não conseguiriam utilizar o Google Wave. E com isso Google criou um plug-in para o IE o Google Chrome Frame onde é possível ‘colocar’ o Google Chrome dentro do IE para melhor aproveitamento das tecnologias como HTML 5 e melhoria no desempenho do JavaScript (que sabemos que no IE isso é uma droga).

Google argumenta que “Com o Google Chrome Frame, os desenvolvedores podem tirar vantagem das mais recentes tecnologias abertas da web, mesmo no Internet Explorer. Desde um motor Javascript mais rápido, suporte para as tecnologias da web atual como a capacidade de HTML5 offline e e manipulação de CSS/layout modernos” explicaram Amit Joshi, Engenheiro de Software, Alex Russell, Engenheiro de Software e Mike Smith, Gerente de Produto no Google. Mas sabemos exatamente que é para fazer com que a merda do IE aceite o Google Wave.

Mas com base nessas informações penso, até que ponto é válido ir para conseguir mais usuário para a utilização de sua tecnologia? Como sabemos Google possui monopólio em sistema de buscas e mesmo assim não passa dos 2% de usuários com o Google Chrome. A Google utilizará óbvio de outros métodos para conseguir usuário, mas colocar seu próprio browser dentro de outro é válido?

A Mozilla se pronunciou sobre o Google Chrome Frame, e como também previsto Google está desenvolvendo um Frame também para o Firefox.

Esse é um movimento violento da Google para ganhar mercado com Google Chrome? Ou somente para não ter de gastar tanto m desenvolvimento para o Wave? Acredito que mais uma gurra dos navegadores está por vir mas não tão abertamente como era com IE x Netscape e sim uma Guerra Fria onde em questão de poder de desenvolvimento o Google possui maior inteligência e maior poder aquisitivo, com certeza a M$ possui. Somente com o tempo veremos como será a evolução dos browser mas independente de quem ganhar ou perder essa Guerra Fria, o usuário com certeza é o maior beneficiado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem-categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s