O Big Brother que tememos

Muitos dizem que o Google é o ‘Big Brother’ já que praticamente não vivemos sem vizualizar os e-mails no GMail, editar os arquivos de texto ou planilhas no Google Docs, entre outros sem falar no Google Search.

Mas uma coisa muito interessante é que quando denominamos o ‘Big Brother’, falamos que o ‘Big Brother’ saberá de nossa vida, basicamente falando. Mas se analizár-mos, nós colocamos nossa vida em um ‘Grande Irmão’ propositalmente, como por exemplo o Twitter, em que usuários dizem que estão comprando livros, acabaram de acordar, enfim, dizem de tudo no seu dia-a-dia com apenas 140 caracteres.

Fora que, quem não tem aquele amigo no msn que coloca no nick ‘Estou no banho’, ‘Estou vendo filme’, ‘Almoçando’? Enfim, só não fala ‘estou matando alguém’ porque a polícia apareceria em sua casa. Mas o fato é, que com tanto medo que temos de surgir uma empresa ou entidade que tente dominar nossas informações mais valiosas, nós a damos gratuitamente nossos costumes para qualquer um. Só menos os dados bancários, claro.

Sem falar no auto-streaming, onde você liga sua webcam enquanto você trabalha e começa a filmá-lo, conversam com os usuários. Como por exemplo, o mais badalado site com essa finalidade é o UStream, onde com uma câmera do celular você pode se Big Brothear mostrando o que está comendo no momento, com quem você está ficando no momento, ou até discutir sobre as eleições.

Sabendo que várias empresas necessitam basicamente do custume do usuário ao acessar certos sites, tendo assim maior chances de rentabilidade ao criar uma campanha. E enquanto há várias brigas para que empresas como Google não guardem por muito tempo do costume do usuário, como o Web History, nós fornecemos cada vez mais informações do que gostamos, utilizamos e ainda possibilitando que várias empresas de publicidade possam utilizar tais informações. Então, isso é bom?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem-categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s