Computação Paralela

Nesses ultimos dias, muito se escutou sobre a computação paralela. A tecnologia computacional atualmente está sendo considerada como “limitada”, pois não podemos mais construir transistores e circuitos mais rápidos e menores. Por isso, estamos à procura de criar uma nova tecnologia computacional: a computação paralela. A Microsoft e Intel já afirmaram que irão financiar duas equipes de pesquisadores de duas universidades americanas, para que comecem do zero o projeto de uma nova geração de sistemas de computação. O objetivo é tirar o setor de um beco sem saída tecnológico que ameaça pôr fim a décadas de melhoria constante no desempenho dos computadores.
A computação paralela consiste em centenas de núcleos ou processadores em um único chip de silício. Com isso, diversas funções de computação podem ser realizadas em paralelo, podendo utilizar múltiplos processadores para um único sistema, Isso  possibilitará o desenvolvimento de novos tipos de computador portátil e pode permitir que  engenheiros de computação resolvam problemas em áreas diversificadas como o reconhecimento de voz, processamento de imagem, sistemas de saúde e música.
O problema é que softwares que acionam dezenas de processadores simultaneamente ainda não existe pois o não vem sendo desenvolvido rapidamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem-categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s